O vídeo que você vai ver aqui embaixo mostra um fenômeno muito doido que deu o maior susto em moradores de Quebec, no Canadá. Uma bola de fogo enorme, passando pelo fios de alta tensão da cidade, derrubou as linhas de energia elétrica em um subúrbio de Montreal.
O morador que a filmou, por um dispositivo móvel (por isso a péssima qualidade da imagem…) deu uma estremecida quando a bola de fogo pareceu explodir, quase em frente à sua janela. O fenômeno fez bastante barulho e um clarão assustador!
Mas, de acordo com especialistas, o que aconteceu no Canadá foi uma falha elétrica de alta impedância… Calma que eu explico o que é isso, sem pânico!
A cidade de Quebec e região tinha acabado de passar por um vendaval. Isso pode ter feito que algum bichinho, galho ou até mesmo um raio, caísse na rede e fizesse contato entre duas fases (aqueles dois fios que ficam separados nos postes da rua, sabe?) ou entre uma fase e um aterramento. Dizem que, quando esse contato ocorre, o ar fica ionizado, deixa de ser isolante e passa a conduzir uma pancada de energia!
Daí, esses lances todos que falamos, forma um arco elétrico, que viaja contra o fluxo da corrente elétrica. Esse fenômeno só termina quando encontra um dispositivo de proteção, que interrompe a corrente.
Dá só uma olhada no vídeo:

